> Gols Fifa: Fifa 14: aprenda sete técnicas para se defender de jogadas aéreas    

Ads 468x60px

sábado, 12 de outubro de 2013

Fifa 14: aprenda sete técnicas para se defender de jogadas aéreas

Fifa 14 tem gerado reclamações de usuários insatisfeitos com o posicionamento de seus jogadores de defesa nas disputas de bolas aéreas e com a enorme quantidade de gols de cabeça que saem no jogo. Chegar à linha de fundo e lançar na área para alguém escorar, realmente está mais fácil, mas é possível dificultar um pouco as coisas para os atacantes.

Jogadas aéreas estão complicadas para a defesa (Foto: Reprodução/Thiago Barros) 
 
- Dica 1: O primeiro passo é evitar que seus zagueiros sejam pegos de surpresa com este tipo de jogada. Por isso, coloque seu time em um esquema defensivo ou ultra defensivo – é só selecionar o direcional para a esquerda. Assim, sua time vai ficar mais no campo de defesa e os zagueiros e volantes se adiantarão menos, fazendo com que o adversário tenha pouco espaço para contra-ataques.

- Dica 2: Não faça tabelas um-dois com zagueiros muito frequentemente, nem suba tanto para o ataque com os laterais. Se perder a bola com eles, o espaço na zaga ficará mais aberto e vulnerável. Tente manter os defensores ao máximo no campo de defesa.

- Dica 3: Não use a dobra de marcação sempre. A recuperação de botes errados está um pouco mais lenta no Fifa 14. Por isso, se for superado por um rival quando já estiver com dois dos seus em cima dele, ele terá mais espaço para cruzar ou finalizar. Use menos o R1 e mais o L2, para cercar. Se usar o controle de um jogador extra na defesa, tente ficar com o outro na sobra, para evitar que um drible possa deixar os dois perdidos.

- Dica 4: Use laterais altos. Caso você jogue com equipes europeias, provavelmente vai ter defensores altos que jogam pelas laterais, como Sérgio Ramos do Real Madrid. Coloque estes jogadores nas laterais. Os cruzamentos muitas vezes passam de seus zagueiros centrais e acabam caindo próximos aos laterais. Se eles forem baixos, vai ser fácil para os atacantes rivais ganharem no jogo aéreo e cabecearem.

Escale uma equipe alta (Foto: Reprodução/Thiago Barros) 
 
- Dica 5: Jogue com alas. Além de laterais sempre defendendo, os alas são importantes na construção ofensiva e na recomposição contra cruzamentos. Afinal, costumam ter o nível alto de velocidade e podem voltar rápido para a defesa para evitar jogadas do time rival no lado do campo, como os cruzamentos.

- Dica 6: Além destas pequenas noções de posicionamento, que às vezes passam despercebidas, há também mudanças de configuração que podem ajudar contra os cruzamentos. Nas opções do controle, por padrão, está habilitada a troca automática de jogadores em bolas aéreas.

Configure bem o controle (Foto: Reprodução/Thiago Barros) 
 
Para quem não domina a troca de marcação, isso pode ajudar. No entanto, para quem sabe controlar bem os jogadores, talvez colocar no Manual seja mais vantajoso, já que você vai poder definir quem deseja utilizar nas jogadas aéreas e evitará o delay na hora de troca automática de jogador, o que muitas vezes é responsável pelo gol.
Se você quiser manter a troca automática, mas com mais precisão, selecione “alta” na opção de assistência de troca. Assim, os jogadores seguirão correndo na direção para onde iam antes da alteração de controle, evitando que eles simplesmente parem do nada quando você passe a controlá-los.

Acerte o posicionamento dos zagueiros (Foto: Divulgação) 
 
- Dica 7: A última dica é mais óbvia, porém muito importante: saiba cabecear. Não basta apenas ficar apertando o botão de cabeçada para cortar uma jogada aérea. É preciso ter timing e força, além de direção na cabeçada. Por exemplo: se um cruzamento vier de frente para o zagueiro, em um passe forte, não tente cortá-lo para o lado. Devolva-o na direção de onde a bola vem e fique atento à posição da cabeça do zagueiro em relação à jogada.
Pode parecer que não, porém isto importa muito. Na hora de dar um passe rasteiro, por exemplo, aperte seu botão de cabeçada repetidamente quando a bola estiver chegando juntamente com o direcional para o lado para onde quer que ela vá. Esta é a maneira mais simples de cortar um cruzamento.

0 comentários:

Postar um comentário