> Gols Fifa: 10 curiosidades sobre o Fifa Soccer    

Ads 468x60px

terça-feira, 4 de setembro de 2012

10 curiosidades sobre o Fifa Soccer


Fifa Soccer foi uma das primeiras séries a popularizar o futebol no mundo dos games. Desde 1993, a Eletronics Arts lança um título anualmente e, com isso, torna-se também uma das maiores franquias em relação a títulos lançados. Por se tratar de uma paixão nacional, não demorou muito para o jogo cair na graça do público brasileiro e tornar-se a franquia do gênero mais vendida em todo o mundo. Claro que essa extensa trajetória contou com diversas curiosidades, e o TechTudo listou as dez mais populares. Confira:
Evolução da franquia FIFA Soccer (Foto: Reprodução)Evolução da franquia FIFA Soccer (Foto: Reprodução)
1 - Visão meio lateral e troca de câmeras
Na época em que foi lançado, Fifa Soccer revolucionou os games do gênero ao apresentar uma visão "diagonal" do campo. Vale lembrar que os jogos até então só mostravam as partidas em uma visão lateral ou atrás do gol.
FIFA Soccer (Foto: Reprodução)FIFA Soccer (Foto: Reprodução)

Anos depois, Fifa Soccer 96 inovou mais uma vez ao apresentar em suas versões para PC a opção de trocar a câmera da partida. Também vale ressaltar que Fifa 11 foi o primeiro jogo a permitir o controle manual do goleiro em uma visão em terceira pessoa.
2 - Faça bastante barulho
Atualmente, Fifa Soccer permite que o jogador faça a sua própria comemoração depois de marcar um gol. Mas quem acha que isso é uma inovação deve saber que, desde o primeiro título da franquia, a Eletronic Arts já deixava o jogador fazer a sua festa depois de marcar contra seu adversário. O problema é que, ao invés de dancinhas coreografadas, a limitação permitia ao jogador apenas escolher um som. Isso mesmo, com determinado botão era possível ouvir o som de uma corneta, enquanto outros botões emanavam o som de gritos da torcida e fogos de artifício.
FIFA Soccer 95 (Foto: Reprodução)Fifa Soccer 95 (Foto: Reprodução)
Um fato curioso é que, na época, muitos jogadores achavam isso um bug do jogo. Mesmo assim, eles se divertiam criando "mixagens" com os barulhinhos, alternando entre gritinhos, cornetadas e muitos fogos.
3 - "E A Sport... TV Game" (!?)
Quem nunca repetiu a famosa frase que anunciava a propaganda da divisão de jogos de esporte da EA? O sucesso foi tanto que em todas as versões de Fifa a famosa chamada está presente.
O curioso é que o entendimento não era exato. Ao invés de pronunciar a frase certa, "EA Sports It's in the game", os jogadores repetiam em alto e bom som: "EA Sports TV Game". Isso quando não saía na pronúncia algo mais incomum ainda.

4 - Faça o seu dream team
FIFA Soccer 95 (Foto: Reprodução)Fifa Soccer 95 (Foto: Reprodução)
As primeiras versões de Fifa Soccer não contavam com um modo Manager ou qualquer outro que permitisse a compra e venda de jogadores. Porém, muitos utilizavam as opções do jogo para criar verdadeiros "dream teams" do futebol.
Para isso, bastava acessar as opções de configuração do time e trocar um jogador do seu clube pelo de outro, sem precisar pagar multa rescisória e definir prazo do contrato. Quem sofria com isso eram os adversários desses espertinhos que, inocentemente, acabavam jogando contra clubes nacionais recheados com as maiores estrelas do futebol mundial.
5 - Clubes pequenos estrelam Fifa Soccer 97
Madureira (Foto: Wikipedia)Madureira (Foto: Wikipedia)
Madureira, Bonsucesso, esses eram alguns dos times que ilustravam o campeonato nacional de Fifa Soccer 97. Para impressionar os jogadores, a EA Sports colocou dezenas de campeonatos nacionais e recheou com times pouco conhecidos. Na época era fácil, afinal, os "bonequinhos" eram diferenciados por limitadas cores de pele e cabelo.
Mas o fato mais curioso era a escalação dos times. Clubes de pouca expressão eram compostos por atletas de nomes desconhecidos, como Barcelos, Mauro ou simplesmente Souza. Os jogadores desses clubes é que não devem ter ficado satisfeitos com esse desleixo.
6 - Futebol de salão
Fifa Soccer 97 apresentou uma inusitada quadra indoor. O piso era de uma quadra de futsal, porém as regras não eram as mesmas. Começando pelo fato de que a bola não saía, o que no esporte de verdade não acontece. Além disso, a área do goleiro era quadrada.
Apesar de divertido, o modo não era o favorito dos jogadores. Muitos achavam a quadra bem apertada, mesmo com seis jogadores de cada lado. Isso sem falar na hora em que a bola ficava presa nas diagonais da quadra, era um festival de bugs para recuperar a pelota.

7 - Ligas e mais ligas
Se em Fifa 97 você achava a quantidade de clubes nacionais exagerada, com certeza não se lembra das Ligas que o jogo disponibilizava. A EA Sports fez questão de colocar até os mais inusitados e desconhecidos torneios nacionais, como a Liga da Austrália e da Malásia.
Conhece esses clubes? (Foto: Reprodução)Conhece esses clubes? (Foto: Reprodução)
Com tantas ligas à disposição, os jogadores acabavam se confundindo nos menus. Não era difícil encontrar um amigo seu perdido entre as ligas, achando que Fifa só disponibilizava seleções mundiais. E, convenhamos, isso acontece até hoje!
8 - Trilha sonora de respeito
A partir de Fifa Soccer 98, a franquia ficou popularmente conhecida por carregar uma trilha sonora empolgante. O maior exemplo ficou por conta desta versão, que contava com uma abertura embalada pela música Song 2, da banda Blur.
É difícil comprovar, mas muito da popularidade da banda - e principalmente da música - foi graças ao impacto que a música passava aos gamers. Outros artista também ficaram consagrados pela trilha sonora de Fifa, como o DJ Fatboy Slim e Rob Willians - que tiveram respectivamente suas canções em Fifa 99 e Fifa 2000.

9 - Narração
Inovando mais uma vez no mundo dos games, Fifa Soccer foi o primeiro jogo a contar com uma locução durante as partidas virtuais. No começo, o jogo tinha apenas a narração americana, mas, com o passar dos anos, outros países ganharam uma locução local.
E depois de um bom tempo sem um locutor nacional, Tiago Leifert e Caio Ribeiro vão narrar e comentar as partidas de Fifa 13. Em entrevista ao TechTudo, o apresentador do Globo Esporte SP explicou quão longo e demorado foi o processo. Confira a entrevista completa.
Caio Ribeiro e Tiago Leifert estarão em FIFA 13 (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro e Tiago Leifert estarão em FIFA 13 (Foto: Reprodução)
10 - Nomes genéricos
A franquia sempre foi conhecida por possuir um maior número de times licenciados em comparação com os outros jogos. Mesmo assim, muito clubes ficam de fora por questões burocráticas. No Brasil, os mais populares são o A. Florianópolis (Avaí) e o I. Porto Alegre (Internacional).
Times "genéricos" em FIFA 12 (Foto: Reprodução)Times "genéricos" em FIFA 12 (Foto: Reprodução)
Os uniformes também sofrem com esses problemas. As seleções são o maior exemplo disso, portanto, não estranhe se disputar uma partida entre Brasil e Itália com camisas que mais parecem pijamas.

0 comentários:

Postar um comentário